HARDS: primeira aceleradora de hardware+software do Brasil

 

A primeira aceleradora de hardware + software do Brasil, a HARDS, é uma spin-off da Darwin Startups, eleita a melhor aceleradora do país por três anos consecutivos, 2018, 2019 e 2020, pela ABStartups.

Lançada em 2019, a HARDS realizou o seu primeiro Batch, com oito startups aceleradas, além de rodar programas com grandes corporações como a Rumo Logística, Algar Telecom e Whirlpool.

Mais do que uma aceleradora/micro VC, a HARDS oferece apoio para a jornada completa de startups no segmento da Indústria 4.0, formado por uma comunidade de empreendedores, mentores e corporações que visa trazer inovação para o mercado.

Por meio de um programa personalizado de aceleração, infraestrutura de prototipagem, investimento financeiro e acesso privilegiado ao mercado e canais de distribuição logísticos, foi criado um ambiente que permite startups early stage crescerem para uma entrada rápida e mais sustentável no mercado.

 

A casa dos makers

O programa de aceleração da HARDS surgiu para complementar o ecossistema de empreendedorismo em Santa Catarina. O Estado já contava com incubadoras e parques tecnológicos com foco em startups do mercado de software, assim como programas de incentivo ao empreendedorismo, que buscam atender aos projetos mais iniciantes.

Faltava, portanto, um programa que atendesse as empresas que possuem produtos e serviços voltados para o mundo físico, prontas para acelerar, mas que ainda não estavam preparadas para receber investidores.

A aceleradora está localizada no Sapiens Parque, um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, no norte da Ilha de Florianópolis em Santa Catarina.

Em parceria com a Produza, Fundação CERTI e Instituto da Indústria (SENAI-SC/FIESC) as startups aceleradas têm a disponibilidade de uma fábrica de alta tecnologia para poder desenvolver seus lotes pilotos, realizar testes e demonstrações, testes de certificações e ainda contar com a expertise de profissionais, mentores e advisors para desenvolver seus produtos.

O programa conta ainda com parceiros em Shenzhen, Guangdong, China e no sudeste asiático para fabricação em larga escala.

 

Programa de Aceleração HARDS

O Programa de Aceleração HARDS é ideal para startups as quais já possuam um MVP rodando e com os seus primeiros clientes, desta forma é possível ajudar a empresa a encontrar os canais de distribuição e onde alocar recursos para escalar.

Parte do processo de seleção é o programa de pré-aceleração, o Hards Factory, que auxilia a evoluir muito rápido startups em estágios mais iniciais. Desta forma é possível selecionar startups de hardware com protótipo de bancada as quais serão auxiliadas em validação de canais e conexão com mercado.

Os segmentos que o programa abrange são os da Indústria 4.0, ou seja:

  • Health tech
  • IoT & Wearables
  • Logística
  • Smartcities & Energy
  • Ag tech

 

Saiba mais sobre o suporte oferecido para as startups:

 

1- Investimento

Até R$ 300K de investimento em troca de 5% a 15% de participação, para desenvolvimento de lote piloto a product-channel-fit para tração e distribuição. Além de se aproximar dos maiores fundos de VC do Brasil e do exterior asiático à distribuição.

2- Laboratório de prototipação

Em parceria com o Instituto da Indústria (SENAI-SC/ FIESC) e a PRODUZA é disponibilizado um laboratório para prototipação e desenvolvimento de hardware dando suporte até seu lote piloto.

3- Parceiros e mentores

Time de Parceiros Corporativos e Mentores com anos de experiência na indústria de software e hardware. Do protótipo, a certificação e ao lote piloto e também da fabricação no sudeste asiático à distribuição.

4- Acesso ao mercado

Junto a parceiros é possível que os produtos possam ser validados por clientes no mercado, dentro de seus estabelecimentos. São várias possibilidades de acessar pontos de vendas que possibilitam a coleta de feedbacks sobre os produtos desenvolvidos.

5- Acesso a editais de fomento

Com os parceiros, advisors e mentores da rede HARDS, reconhecidos por suas capacidades de captar dezenas de milhões de reais em recursos, eles estarão auxiliando em escrever e aplicar os projetos a editais de fomento.

6- Programas de incentivo fiscal

Conheça detalhes para o enquadramento da sua empresa em políticas de incentivo municipais, estaduais e federais.

7- Benefícios em ferramentas

Como parte do programa de aceleração da HARDS, empresas e empreendedores têm acesso a dezenas de benefícios avaliados em mais de R$500k, os PERKS. Softwares CAD, Cloud Service, CRMs, ferramentas de marketing, consultoria jurídica e de desenvolvimento de hardware e muito mais.

 

Para saber mais conecte-se ao nosso time:

Sou startup     Sou corporação

HARDS

Author HARDS

More posts by HARDS

Leave a Reply