Dúvidas frequentes

Vocês aceleram só startups de hardware?

Não. Startups de software também são bem vindas! Temos diversos benefícios e expertise para software, mas também temos para hardware, algo que até então nenhuma aceleradora no Brasil tinha.

 

O que é o Hards Factory? Preciso participar desta etapa?

Sim, todos precisam participar. O Hards Factory é o nosso programa de pré-aceleração equity-free e faz parte do nosso processo de seleção para investimento e aceleração. Nesta etapa trabalhamos intensamente junto às startups para compreender, iterar e executar os primeiros passos da aceleração. É um momento para entendermos como será essa parceria no long term. O Factory dura 1 mês e meio a dois meses, e a startup pode trabalhar no nosso espaço colaborativo. A equipe de aceleração irá analisar a necessidade de cada startup em participar full-time ou não, mas é claro que preferencialmente gostaríamos de vocês 100% do tempo em nossa estrutura para que possamos dar todo o suporte necessário.

No final desta etapa, possivelmente, nem todos receberão investimento e continuarão no programa.

 

Como é o processo de seleção para aceleração da HARDS?

Não conseguimos investir em todos, e temos que selecionar as melhores e que somos capazes de ajudar. Nosso processo de seleção é dividido em algumas etapas. Ele foi adaptado do modelo do Darwin Startups, por ser um processo muito bem desenvolvido e que foi validado em mais de 7 turmas, com pouquíssimos write-offs entre as startups selecionadas. Vamos desde a inscrição online, passamos por uma entrevista, o HARDS Day, Hards Factory e após a proposta de investimento para aceleração. Veja mais detalhes aqui

 

Quanto é o Investimento?

Nosso investimento é de até R$300K em troca de 5%-10%-20% de participação, dependendo do estágio de cada startup. Além do capital, temos diversos benefícios que somam mais R$500K. E ainda, temos especialistas em captação de recursos para analisarmos as possibilidades de captação de recursos via editais e projetos de fomento.

 

Quais são os segmentos de atuação das startups selecionadas?

Definimos inicialmente alguns segmentos devido a nossa análise de oportunidades que vinham pelo processo de seleção do Darwin Startups e também por entender que muitas startups nestes mercados estavam sem um programa especialista para acelerá-las. Entretanto sabemos que muitas boas oportunidades podem ser de outros mercados, então não somos totalmente fixados nos segmentos já divulgados, podendo abrir oportunidades para startups que atuam em outros mercados.

 

Preciso mudar a empresa para SC ou posso apenas participar de encontros presenciais aí?

A etapa de pré-aceleração e a aceleração acontecem presencialmente na nossa sede em Florianópolis, devido a todos os benefícios que temos disponíveis (fábrica de placa de circuitos no nosso subsolo, laboratório de sistemas embarcados no andar superior, equipe de engenheiros de P&D na sala ao lado, localização de nossos mentores e advisors, entre outros). 

Caso identificarmos que seria uma vantagem trazer a empresa (CNPJ) para Florianópolis, devido a benefícios fiscais, editais de fomento etc., ai sugerimos trazer.

Para as etapas presenciais, recomendamos que representantes da empresa, principalmente os fundadores participem presencialmente.

 

5%, 10% ou 20%, quanta participação será da HARDS?

Depende do estágio da startup. Quando falamos de hardware muitas vezes as startups tem um desafio maior em avançar comparado a startups de software. Por isso, vamos analisar as startups e verificar qual estágio se encaixa e como será o investimento. 

 

Vocês são uma aceleradora de hardware, se minha startup é de software, posso participar? 

Sim! Temos muitos benefícios para hardware que até então nenhuma aceleradora no Brasil tinha e temos também muitos benefícios e experiência na área de software, afinal a HARDS surgiu a partir da Darwin Startups. 

 

Qual o nível de maturidade da startup para participar da HARDS?

O nível ideal para aceleração é quando já tem um MVP rodando e possui os primeiros clientes, desta forma podemos ajudar a encontrar os canais de distribuição e onde alocar recursos para escalar.

Mas também, temos um programa de pré-aceleração, o HARDS Factory, que auxilia a evoluir muito rápido startups em estágios mais iniciais. Desta forma podemos selecionar startups de hardware com protótipo de bancada até startups de software que podemos auxiliar em validação de canais e conexão com mercado.